As primeiras intervenções cirúrgicas da especialidade ocorreram no HMI em 17 de dezembro
O Hospital Municipal Dr. Emílio Chierighini, em Itu, deu mais um grande passo no avanço dos procedimentos realizados na unidade. Pela primeira vez, o HMI realizou cirurgias de joelho, que até então eram feitas na Santa Casa. As intervenções pioneiras ocorreram em 17 de dezembro, sendo: uma reconstrução ligamentar intra-articular e uma meninsectomia artroscópica.
“Foi levantada a necessidade de oferecer à população esse tipo de cirurgia, com isso fez-se um edital e conseguimos viabilizar junto a empresas parceiras a disponibilização dos materiais específicos necessários para a execução dos procedimentos. Habilitando esse tipo de cirurgia no HMI, vários benefícios podem ser destacados, em especial a redução do tempo de espera para realização da cirurgia”, declara a coordenadora de enfermagem do HMI, Eliane Silveira.
As intervenções foram conduzidas pelo Dr. Marcel Henrique Arcuri, cirurgião ortopédico. De acordo com o especialista, os procedimentos foram bem-sucedidos. “Trata-se de cirurgias minimamente invasivas, realizadas por vídeo e com pequenas incisões para correção do problema detectado. As pacientes permaneceram sedadas durante todo o procedimento e, agora, devem seguir estritamente as recomendações médicas para que a recuperação evolua o mais rápido possível e, assim, elas possam retomar as atividades cotidianas o quanto antes”, alertou o cirurgião.
Para Dr. Vinícius Andriolo, diretor médico do HMI, essa é uma demonstração do trabalho que vem sendo promovido permanentemente no hospital, a fim de ampliar a estrutura física e proporcionar cada vez mais condições para realização de procedimentos mais complexos. “A realização das primeiras cirurgias de joelho no HMI representa um avanço na qualidade dos serviços. Essa é a concretização de mais uma das propostas desenvolvidas pela direção da SBCD e do hospital, que têm investido em melhorias da infraestrutura física, aquisição de novos equipamentos e capacitação profissional dos nossos colaboradores”, finalizou.
O Hospital Municipal de Itu é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco através de contrato de gestão junto à Prefeitura da Estância Turística de Itu.