Considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata, novembro será marcado pelas atividades em prol da saúde do homem nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Cubatão.
Palestras
Dando início às atividades do mês, a unidade do Morro do Índio realizou nesta sexta-feira (08) uma palestra para os pacientes, abordando questões relacionadas ao Novembro Azul.
As demais unidades também terão palestras. No dia 12, a ação acontece na unidade da Ilha Caraguatá, e no dia 14 é a vez da USF CSU. Dando sequência, no dia 18, a Cota 95 receberá a ação, enquanto no dia 19 a informação será transmitida aos pacientes das unidades Cota 200 e 31 de Março.
No dia 22, as palestras ocorrerão nas unidades Pilões, Área 5 e Água Fria. Para encerrar, no dia 26, a USF Vale Verde abrirá suas portas para conscientizar seus pacientes, e no dia 28 as palestras acontecerão nas unidades do Jd. Nova República/Bolsão e Mário Covas.
As ações não se concentrarão apenas nas unidades. Equipes das USFs do CSU, Jd. Casqueiro, Ilha Caraguatá e Vila Esperança/CAIC estarão presentes em algumas empresas para realizar testes rápidos e promover a conscientização.
Para Ariane Alves, supervisora assistencial da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, as ações do Novembro Azul não apenas marcam um mês de conscientização, mas também reforçam a necessidade de que o cuidado com a saúde masculina seja contínuo.
“A prevenção, o diálogo aberto sobre temas sensíveis e o acesso a serviços de saúde são fundamentais para uma vida mais longa e saudável. O Novembro Azul traz uma programação extensa, pensada para sensibilizar, educar e oferecer oportunidades de cuidado à saúde do homem”, comenta Ariane.
A profissional ainda destaca que participar desses eventos é importante para romper barreiras e assumir a responsabilidade pela própria saúde. “Espero que a população aproveite essa oportunidade para se cuidar e inspirar outros a fazerem o mesmo”, finaliza.