Iniciativa ocorreu em alusão à Campanha “Outubro Prateado”, de valorização e incentivo ao envelhecimento saudável
Com o objetivo de promover a integração, fortalecer os laços de amizades e combater o isolamento social entre os idosos atendidos, as equipes do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Santana, Dr. José Toledo Piza e Wamberto Dias da Costa se uniram para uma ação especial em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado durante a Campanha Outubro Prateado”. O evento foi realizado no dia 10 de outubro, no salão da Paróquia Santa Rosa de Lima.
A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção para o envelhecimento populacional, ampliar as ações para hábitos de vida saudáveis e estimular a participação social dos idosos. “Ao celebrar o Dia Nacional dos Idosos destacamos a importância da experiência e do conhecimento acumulados ao longo da vida, mostrando que eles têm muito a ensinar para as gerações mais jovens, incentivando-os a buscar um envelhecimento ativo e saudável”, revela Tania Alves Holovach, gestora do PAI Wamberto Dias da Costa.
A proposta contemplou estimular o talento dos idosos atendidos pelos programas através de um Sarau, onde eles tiveram a oportunidade de fazer apresentações musicais, recitar poesias, mostrar suas habilidades culinárias, entre outras expressões. Além disso, houve um espaço para apresentação de produtos artesanais desenvolvidos pelos idosos participantes. “Essas iniciativas ajudam a reconhecer e valorizar a experiência e a sabedoria dos idosos, fazendo com que se sintam respeitados e importantes na sociedade, promovendo a interação social, permitindo que eles se conectem com outras pessoas, façam novas amizades e se sintam parte de uma comunidade, reduzindo o isolamento e a solidão”, acredita Maria Isabel Costa dos Santos, gestora do PAI Dr. José Toledo Piza.
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) é uma modalidade de cuidado domiciliar biopsicossocial voltada a pessoas idosas em situação de fragilidade clínica, dificuldade de acesso ao sistema de saúde, vulnerabilidade social, isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou rede de apoio.
O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional e acompanhante de idosos que ofertam apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD). A equipe organiza os medicamentos, acompanha nas atividades externas e promove a assistência integral a saúde objetivando desenvolver autonomia, independência e preservação do autocuidado proporcionando bem-estar e melhora da qualidade de vida.
“O PAI tem como missão garantir que os idosos tenham uma vida mais digna e plena. Com as orientações buscamos o apoio emocional, assistência nas atividades, estimulação cognitiva, promoção da saúde física, fortalecimento do vínculo familiar e resgate da autonomia e independência. O programa propicia que os idosos atendidos vivam com dignidade, respeito e qualidade de vida, promovendo um envelhecimento ativo e saudável”, finaliza Fabiana Gomes dos Santos, gestora do PAI Santana.
Os “PAIs” Dr. José Toledo Piza, Santana e Wamberto Dias da Costa são administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal da Saúde.