O 3º encontro estadual das comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo ocorreu no mês de setembro no Centro de Convenções Rebouças, localizado na cidade de São Paulo. O convite para que o Hospital Municipal de Itu participasse do evento se deu através da Organização de Procura de Órgãos de Sorocaba e, na oportunidade, o HMI foi representado pela diretora clínica, Dra. Bruna Heloise Melikardi Rossi Santos.
Tendo como público alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais ligados à área de cuidados intensivos, o encontro propiciou a oportunidade de diálogo direto entre os profissionais participantes, oferecendo um ambiente rico de discussão que busca exaltar as conquistas e criar oportunidades de melhorias em todas as etapas do processo de doação de órgãos e tecidos.
Além das palestras ministradas por profissionais renomados, ocorreu a entrega de troféus aos hospitais considerados como “Amigos do Transplante”, como foi o caso do HMI. “É uma grande honra fazer parte deste evento como representante do HMI, pois este encontro não apenas celebra a importância crucial do trabalho realizado por todos os envolvidos, mas também reforça o compromisso coletivo em salvar vidas e promover a saúde. Juntos, temos a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios e inovar em nossas práticas, com o objetivo comum de oferecer esperança e novas oportunidades para aqueles que mais precisam. Termos recebido o convite para participar desta solenidade certifica a relevância conquistada pelo Hospital Municipal de Itu, bem como reconhece o trabalho que temos implementado na unidade”, declarou Dra. Bruna Santos.
O evento foi estrategicamente realizado em setembro por se tratar do mês em que ocorre a campanha “Setembro Verde”, de incentivo e conscientização sobre a importância das pessoas realizarem a doação de órgãos como forma de diminuir a fila de espera por transplantes, ajudando assim a salvar um número maior de vidas.
O Hospital Municipal de Itu é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à Prefeitura da Estância Turística de Itu.