Reforço na estrutura, manutenções preventivas, substituições de aparelhos e equipamentos, entre outras questões se tornaram uma constante na Unidade Integrada do Mocambinho desde que a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) assumiu, em julho, em parceria com a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí), o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços de saúde na Unidade.
O ambulatório, por exemplo, recebeu uma nova pintura e teve parte da infraestrutura elétrica trocada. Outros ajustes ainda serão promovidos, como a identificação visual nas portas dos consultórios e serviços. O Hospital conta com 31 leitos, sendo 10 voltados para clínica médica, 20 para AD e um de estabilização. A Unidade também dispõe de exames, tais como ecocardiograma, eletrocardiograma, radiologia e ultrassonografia.
Dentre as especialidades disponíveis podemos citar: clínica médica, saúde mental, neurologia, ortopedia, cardiologia, psiquiatria, ginecologia, gastroenterologia e odontologia, e o funcionamento do Hospital é 24 horas por dia, sete dias da semana. “Além das reformas, também estamos trabalhando em outras frentes que resultarão em benefícios diretos aos usuários, como melhorar o tempo de atendimento de cada consulta ambulatorial, intensificar a higienização dos banheiros e disponibilizar mais atendentes para marcação de consultas e exames”, relata o diretor da Unidade, Helder Meneses.
No mês de agosto/2023 foram realizados mais de 5.500 acolhimentos, entre realização de exames e atendimentos ambulatoriais na unidade, além de outros 3.900 atendimentos de urgência e emergência, totalizando mais de 9.600 acolhimentos. Quando comparados com o mesmo período do ano anterior (2022), os números registram um crescimento de 25%, já que naquele período foram registrados 5.100 atendimentos ambulatoriais e/ou realização de exames e 2.600 de urgência e emergência, num total de 7.700 acolhimentos.
Reforma copa e refeitório
As modernizações promovidas na Unidade Integrada do Mocambinho seguem a todo vapor. A direção da unidade de saúde revelou que as áreas de copa e refeitório também passaram, recentemente, por uma série de reformas.
Foram executadas obras na parte estrutural, especialmente no telhado; além das paredes, que ganharam um reforço no reboco e nova pintura. A infraestrutura elétrica, com substituição de fiações e interruptores, também foi realizada, entre outros detalhes.
O ambiente é considerado estratégico, já que atende a todos os colaboradores que trabalham na Unidade, inclusive terceirizados e médicos. “Ter à disposição um espaço mais bem conservado, iluminado e arejado contribui para um melhor ambiente de trabalho como um todo. E, em especial, no local onde os colaboradores fazem as refeições e podem relaxar um pouco durante o dia de trabalho. Esse tipo de cuidado é fundamental para mantê-los dispostos ao longo de todo o período de expediente”, garante o diretor da Unidade Integrada do Mocambinho, Helder Meneses.
Tais iniciativas fazem parte do plano de ação implementado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que assumiu a administração da Unidade em julho, em parceria com a Sesapi.