A ação foi realizada no dia 22 de março nas USFs gerenciadas pela entidade
As Unidades de Saúde da Família (USFs) administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) no município de Garça, em parceria com a prefeitura da cidade e Secretaria Municipal de Saúde, promoveram uma ação de combate à tuberculose na última quarta-feira (22).
“A ação faz parte do trabalho de promoção e conscientização da saúde, voltada ao público em geral, porém especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica Rodrigo dos Santos Mariano, Coordenador de Saúde da SBCD em Garça.
A atividade, realizada em parceria com a administração municipal, foi realizada nas unidades de saúde ou em locais próximos das USFs Mariana 2, Eucaliptos, Araceli, Região Oeste e Jafa.
Os profissionais de saúde das unidades atuaram na ação durante o período da tarde, atendendo e orientando a população, esclarecendo dúvidas e alertando sobre a importância dos cuidados em relação a doença.
A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais perigosas do mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose e cerca de 30 mil adoecem.
Os sintomas envolvem tosse persistente, por três semanas ou mais, além de febre baixa, sudorese, geralmente à noite, emagrecimento e cansaço. Apesar dos riscos, a doença tem cura e é tratada de forma medicamentosa, no entanto precisa de acompanhamento médico e a utilização de antibióticos.